03/04/2008

POLÍTICA DO BLOG

O blog Jornalismo Paraibano nasceu do interesse em debater a conjuntura da atividade no Estado, tão carente de espaços democráticos de comunicação, padecendo sob as forças políticas que esmagam o fazer Jornalismo e tantas vezes subjugam os profissionais da área a meros produtores (e repetidores) de notícias semi-prontas e profundamente censuradas.

Não temos, absolutamente, a intenção de ferir e/ou denegrir a imagem de pessoas ou instituições. Entretanto, tampouco nos omitiremos em citar nomes, cabendo aos mencionados fazer uso de nossos canais de resposta, para o que terão, na medida julgada coerente e necessária, o devido espaço. No dia-a-dia, aqueles que tiverem seu nome ou de sua empresa aqui mencionados, serão contatados via e-mail, já que, por tantas experiências anteriores temos ciência de que ligações telefônicas são improdutivas – e pelos e-mails enviados temos a comprovação de nossa postura de facultar espaço ao contraditório.

Debates dentro do nível proposto e em torno do tema proposto terão espaço garantido. Exageros, baixo calão e desvio de temas serão bloqueados sem necessidade de justificativa ou aviso prévio. O anonimato será permitido, desde que em situações que prescindam a identificação. Ameaças serão imediatamente respondidas na forma da Lei.

Jornalismo, mais que uma profissão, é paixão. Por isso existe o blog Jornalismo Paraibano. Para resistir; para mostrar que não somos cegos-surdos-mudos; para falar por nossos colegas que, em virtude da ética da barriga, não podem se manifestar abertamente; para denunciar abusos; para explicitar as manipulações; para revelar aquilo que está oculto. O blog existe pelo bem da categoria e, acima de tudo, pela dignidade do Jornalismo Paraibano.

Acreditamos no poder da mídia alternativa, e temos a certeza de que o bom Jornalismo independe de veículos. Não temos receios, medos ou preocupações. Somos subordinados apenas a nossa consciência e aquilo que – mais que um direito – é uma necessidade: liberdade de expressão. Liberdade, pois, para a liberdade de expressão na Paraíba.

Jornalismo, uma paixão!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu estou procurando um jornalista petrolinense que fez faculdade na Paraíba e ficou por ai um tempo chamado Fernando Júnior, pode me dar noticias dele.
Por favor, se sim, meu nome é Kelly, fui colega dele de colégio, meu e-mail é kribeiro@yahoo.com.

Obrigada, Kelly