29/05/2009

“CONTROL C – CONTROL V”: QUEM COPIOU DE QUEM?


Se alguém acessar o portal Paraiba Agora, dos radialistas Ernandes Gouveia e Sandoval Vieira (não confundir com o PB Agora, de Luís Torres) e, na seção colunistas, escolher um dos dois em busca de seus artigos, vai deparar-se com dois textos informativos, ao invés de opinativos, como é, lógico, de se esperar. Até aí, “apenas” uma confusão de categorias.

Ocorre que um dos textos, que trata de uma pesquisa sobre Barack Obama, é atribuído à agência Reuters. O outro, datado de 02 de setembro de 2008, com título “PF constata assinaturas falsas em registro de candidaturas” (clique AQUI para conferir), no entanto, não menciona fonte, o que, por conseguinte, aponta para quem assina o “artigo” como autor.

Porém, uma rápida pesquisa nos leva a encontrar o mesmo texto publicado, na mesma data, no portal Click PB (clique AQUI para conferir), que assume a autoria da notícia. O conteúdo é idêntico, tanto na redação quanto nas imagens expostas.

Em suma, resguardada a hipótese de um milagre na produção de uma matéria univitelina, alguém copiou de alguém. O mesmo texto ainda aparece reproduzido no blog de Hermes de Luna, na mesma data (veja AQUI), e o jornalista cita o Click PB como fonte.

Para uma checagem cronológica da possível autoria, tomando como base quem publicou primeiro, tendo sido a notícia veiculada no mesmo dia, resta observamos a hora informada nos três portais: No sítio de Hermes aparece 12h38, no Paraíba Agora 12h39 e no Click PB 12h53. Ou seja, por tal lógica, o autor seria o próprio Hermes de Luna, que cita o CLick PB, onde a matéria só apareceria 15 minutos depois!

Sendo assim, ou o relógio no computador da central do Click PB estava no horário de verão, então vigente em algumas regiões do País, tendo o texto sido veiculado, na verdade, às 11h53, ou não se entende mais nada. O fato é que, não tivesse Hermes citado o Click PB, tal dúvida sequer existiria, e atribuiríamos a produção a ele mesmo, sendo copiado um minuto depois pelo Paraíba Agora e, depois, pelo Click. Como citou, resta-nos saber se o Click PB copiou do Paraíba Agora, ou ocorreu o contrário, o que poderia ser esclarecido pelo caso do horário da publicação.


Confusão! Com a palavra, os portais.

..

2 comentários:

Taty Valéria disse...

São de coisinhas desse tipo que se pode supor quem faz jornslismo de verdade aqui na Paraíba...

Jonathas Macedo disse...

eita Paaraíba amadora...

Renovação no jornalismo da Paraíba já!