02/02/2007

Notícia

Sistema Correio denuncia suposta tentativa de sabotagem

.
Durante o primeiro tempo da partida Nacional de Patos e Campinense, nesta quarta-feira, 31, o comentarista Adenilson Maia fez, em tom ameno, uma grave denúncia de tentativa de sabotagem na transmissão da TV Correio. Segundo Maia, os técnicos da emissora haviam detectado uma ação para interferir no sinal, e saberiam até de quem poderia estar partindo o delito. “Estamos jogando na bola, mas tem gente querendo fazer jogo sujo”, comentou, sem dar maiores detalhes sobre o fato. No intervalo do jogo, o apresentador Marcelo José ratificou a existência da sabotagem, mas, como Adenilson, não deu outros detalhes sobre a suposta interferência, limitando-se a considerar a importância da cobertura do campeonato pela TV Correio.

A cobertura é inédita no futebol paraibano. Outras emissoras já haviam transmitido partidas locais no passado, e a própria TV Correio fez uma tentativa de transmissão do campeonato em 1999, que esbarrou nas muitas dificuldades técnicas. Agora, fechado acordo com a Federação Paraibana de Futebol e os clubes participantes, a Correio busca realizar o feito de cobrir todo o campeonato. Segundo informou o portal Agora Esportes, apenas as nove primeiras partidas irradiadas terão um custo de cerca de R$ 115 mil.

Para tentar equilibrar a disputa pela audiência o máximo possível, outro feito inédito: emissoras concorrentes fecharam um acordo de cooperação no compartilhamento das imagens dos jogos, a serem veiculadas nos seus programas esportivos. O Chamado pool foi acordado entre as TVs Cabo Branco, Paraíba, Borborema, O Norte e Tambaú. A iniciativa deve ampliar o conteúdo dos telejornais esportivos e, principalmente, reduzir custos, embora, do ponto de vista da qualidade final do que será veiculado, acabe por contribuir para uma certa mesmice nas edições.

A próxima transmissão ao vivo pela TV Correio será no domingo, 04, com o clássico Campinense x Treze, no estádio O Amigão, às 16 horas.
.
LeNildo Ferreira

33 comentários:

Anônimo disse...

Mas que vergonha. Jogo sujo mesmo,hein! É incrivel como algumas pessoas nao sabem perder. O nosso sonho de vermos o paraibano trasnmitido por uma Tv, agora vira realidade e ao mesmo tempo é ameacçado pela inveja da concorrencia. PARABENS A VCS DA CORREIO QUE ESTAO DANDO UM SHOW DE BOLA!

Anônimo disse...

Nossa, é revoltante esse tipo de golpe baixo. Só por causa dos altos indices de audiencia, aí vêm os vândalos para tentar atrapalhar o maior lazer dos paraibanos: o futebol. Estou aqui torcendo pra que esses expedientes sejam punidos pela justiça!

Anônimo disse...

PARABENS ao correio pela excelente qualidade na trasmissao dos jogos. É uma grande surpresa pra todos nos trocedores. Que continuem assim, e jamais se preocupem com a inveja dos outros. Isdso é despeitinho feio de guri buchudo...Num liguem não,viu

Gilberto Silva disse...

Sabotagem!!!!!!!!!!!!!!
Isso é o jornalismo paraibano????

Anônimo disse...

PARABÉNS NILDO PELO ESPAÇO DESTINADO AOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA.SOU REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO AQUI EM CAMPINA E GOSTARIA DE SABER DE VOCÊ OU A QUEM DE DIREITO SE, ATÉ QUE PONTO É LEGAL ESSSA "TROCA DE IMAGENS" NA MEDIDA EM QUE OS COLEGAS DE IMAGEM NÃO AUTORIZARAM ESSA VEICULAÇÃO? ONDE FICA O DIREITO AUTORAL?

Lenildo Ferreira disse...

O amigo repórter cinematográfico levantou uma questão muito oportuna. Ao que se percebe, as empresas estão dispondo da produção desses profissionais, mesmo para "troca" com outras empresas, baseadas na concepção de que essa produção as pertence. Vamos manter contato com pessoas que possam esclarecer essa dúvida. Grande abraço

LeNildo Ferreira

Carlos Magno disse...

Parabéns ao blog por sempre levantar temas interessantes para a nossa classe. Gostei de ver este novo feito do telejornalismo paraibano ser divulgado, com o detalhe para a ciumeira que isso tem causado. Um abraço a todos e digo: aquilo que vem para engrandecer, recebendo o apoio da grandiosa parcela da população paraibana, não será sabotado. O povo não deixa...

Carlos Magno
jornalista - TV Correio

Anônimo disse...

DE FATO, ESSE EVENTO DA TRANSMISSÃO DOS JOGOS AO VIVO, CAUSOU UM IMPACTO EXTREMAMENTE POSITIVO NO NOSSO FUTEBOL. DE PARABENS OS IDEALIZADORE4S DESSE GRABDE PROJETO, COMO DIRIA O COMPOSITOR: TODO ARTISTA TEM DE IR AONDE O POVO ESTÁ,E O POVO ESTÁ COM O FUTEBOL!!! SEM DUVIDAS GOSTAMOS MAIS DO QUE É NOSSO DO QUE DAS PELADAS DO FUTEBOL CARIOCA.

Anônimo disse...

Oi lenildo, tb sou reporter cinematografico e fiquei extremamente chateado de ver meu trabalho, minha arte, serem usados feito produto qualquer noutras emissoras. Isso é uma afronta a nos profissionais da cinegrafia. Eu num tenho contrato nem com O Norte, borborema, nem Tambaú e estao usando minhas imagens atraves de um acordo que mais uma vez, só pasou pelos "poderosos" chefões. Vergonha!

Anônimo disse...

Veja a que ponto chegamos. Qdo nós telespctadores, estamos ganhando com as imagens do nosso futebol. ai vem uns vandalos querendo sabotar!!! Golpe baixo na torcida paraibana. E ainda tem uns secadores como o Hugo da caturité que s´[o bota gosto ruim nas transmissoes ao vivo, porque já tá superado e nao o chamaram pra fazer parte do projeto. A INVEJA MATA HEIN. Parabens aos josnalistas de verdade do correio...

Anônimo disse...

Santa ingenuidade...
minha gente, que a TV Correio merece os parabéns por estar transmitindo o campeonato, isso ninguém discute. Agora, acreditar em sabotagem, pq a TV (justamente por ser um fato relativamente novo para eles) vêm errando na transmissão, aí já é demais. Pior, uma grande sacanagem e falta de carater. Ao dono do blog, como um bom repórter, deveria ter - antes de estimular uma informação equivocada - o cuidado de buscar mais detalhes sobre a denúncia e, inclusive - de que forma os "sabotadores" agiram. Quem sabe desta forma você não tem uma informação menos tendenciosa. Repito, o Correio merece elogios pela decisão de transmitir o campeonato, mas baixarias, isso ninguém precisa.

Anônimo disse...

Nessa partida, o único que faz jogo sujo é o senhor Maia, juntamente com a cúpula do Correio.

Unknown disse...

Segundo a Lei 9.610/98, os cinegrafistas, autores das imagens, têm o DIREITO AUTORAL sobre as mesmas e as emissoras têm o DIREITO PATRIMONIAL. Ou seja, estas imagens jamais deixarão de ter como seus autores estes cinegrafistas, mas as emissoras podem distribuí-las, reproduzí-las ou até transferí-las como lhes convier, DESDE QUE HAJA ACORDO ENTRE AS PARTES COM RELAÇÃO A ISSO. Ou seja, o AUTOR é o cinegrafista, mas a DONA das imagens é a emissora. Isso acontece, por exemplo, no caso das imagens que são veiculadas em nível nacional (por exemplo, a TV Cabo Branco manda uma matéria para a Rede Globo, que é OUTRA empresa).

Se não houver um contrato especificando o direito do autor intelectual em caso de reprodução, distribuição, etc, a emissora deverá alegar que ao pagar o salário, comprou toda a produção do profissional.

O que é inalienável ao cinegrafista é o direito ao crédito. Seja onde for exibida a imagem, é OBRIGATÓRIA a identificação de seu autor ou autores (em caso de co-autoria de produtor, diretor, etc). Isso não quer dizer que o cinegrafista não possa impedir a exibição das imagens.

O art. 24 da Lei 9610/98 determina como direitos morais do autor:
“I - o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;
II - o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;”
“IV - o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingí-lo, como autor, em sua reputação ou honra;”
“VI - o de retirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem;”

Em síntese, isso quer dizer que qualquer cinegrafista pode requerer a suspensão do uso de suas imagens, mas para isso tem que provar que ela infringe a um desses parágrafos.

O Art. 102 da mesma lei diz que: "O titular cuja obra seja fraudulentamente reproduzida, divulgada ou de qualquer forma utilizada, poderá requerer a apreensão dos exemplares reproduzidos ou a suspensão da divulgação, sem prejuízo da indenização cabível."

O problema, caros amigos, é que a emissora, ao pagar o salário dos seus cinegrafistas, torna-se automaticamente proprietária do material por eles produzido. A princípio, a única obrigação que as outras emissoras têm é de "creditar" as imagens a quem de direito, mas a gente sabe que nem isso é cumprido em lugar nenhum, pois só é dado o crédito - quando muito - à emissora que "cedeu" as imagens, se ela já não o tiver feito com sua assinatura (a logo no canto do vídeo).

Finalmente, os cinegrafistas têm todo o direito de sentir-se prejudicados por esta iniciativa. O mercado ganharia muito mais se cada emissora investisse em mais equipes para que pudesse cobrir todos os jogos. O exemplo da TV Correio é marcante, pois a emissora está colocando dezenas de profissionais em úma única partida e ainda cobre as demais, mas a realidade é outra e a gente sabe que se alguém for "chiar" com a galera da direção pode sofrer retaliações, ser substituído por outro que não ligue muito pra isso ou até demitido, com a velha desculpa que "tem muita gente precisando de emprego"...

Mais do que um problema do jornalismo paraibano, é um problema brasileiro. Lá fora, o sistema de contratação por job tem mudado isso, mas também tem suas desvantagens...

Lenildo Ferreira disse...

Apenas para esclarecer

A manchete da notícia diz: "Sistema Correio denuncia SUPOSTA tentativa de sabotagem",e inciamos a matéria de modo claro: "Adenilson Maia disse", "Marcelo José disse". Ou seja, apresentamos a posição da Correio, sem atribuir juízo de valor. Caso a manchete fosse: "Sistema Correio denuncia sabotagem", e nós afirmássemos que o fato é verossímil, então aí poderíamos estar passíveis de emitir uma informação equivocada.

Equivocada está a percepção de que estamos agindo de qualquer modo tendencioso. Infelizmente, é sempre assim, toda vez que fazemos uma matéria, logo aparece alguém que nos vê a favor de alguma empresa ou contra. Talvez porque esse seja um comportamento natural em nosso meio.

Obrigado por sua participação
Um grande abraço

Lenildo Ferreira

Lenildo Ferreira disse...

Emerson

Agradecemos por seus importantes esclarecimentos.
Abração

Lenildo Ferreira

Anônimo disse...

PARABENS LENILDO, PELA FORMA ISENTA E PROFISSIONAL COM QUE TRATOU O TEMA. ESSE, MAURICINHO IDIOTA AÍ, NO MINIMO É UM FRUSTRADO QUE MISTURA AS COISAS E EQUIVOCADAEMENTE, NAO SABE INTERPRETAR A SUA NOTICIA E DIFERENCIAR OS GENEROS OPINATIVO E NARRATIVO... PARABENS E CONTINUE ASSIM, IRMAO..PARABENS A UNICA TV QUE VALORIZA O FUTEBOL LOCAL E PÊIA NOS QUE VIVEM MAQUEANDO A NOSSA CULTURA HÁ 20 ANOS...

Anônimo disse...

Esta de parabens o futebol da paraiba por este grande reforco da cobertura televisiva. Acompanho nosso futebol desde 1982 e nunca tinha visto todos os jogos(na integra) serem transmitidos por uma Tv como estão sendo agora. Que continuem assim,respeitando o que eh nosso...

Anônimo disse...

Revoltante saber que o poderio economico ainda quer se sobrepor à vontade popular. Tentativa de sabotagem é um golpe baixo contra o futebol da paraiba e o torcedor local. Deveriam se tocar para também ter iniciativas como essa da Correio que soube dar destaque aos nossos clubes, trazendo a nós telespectadores,a melhor prog.esportiva do ano. A humildade bem que poderia ocupar o lugar da inveja e da incompetencia!!!!!

Anônimo disse...

É isso aí,Lenidldo, fotos negativos e vergonhosos como esse, merecem divulgacao sim e,punicao da justica aos delinquentes que tentar tirar do ar nosso maior lazer> o futebol. Estou ligado em todos os jogos e ficaraia muito frustrado se as trasnmissoes inovadoras fossem tirqadas do ar.Fica meu repúdio como estudante de jornalismo e torcedor do futebol da paraiba...

Lenildo Ferreira disse...

AOS COLEGAS CINEGRAFISTAS

O diretor de mobilização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba, Dalmo Oliveira, em resposta a contato do blog JP, comentou o seguinte:

"Quando o profissional de imagem assina contrato cedendo os direitos ao empregador não tem como contestar. O que o sindicato está brigando é para que os créditos do profissional sejam colocados nas matérias, para garantir qualquer briga judicial posterior.

Alguns contratos preveem que no caso de cessão de imagens para terceiros (pool, outras emissoras etc) o autor tem direito a algum tipo de remuneração, mas tem que está acordado no contrato com o empregador.

Bem, é isso que posso dizer no momento. O sindicato está á disposição dos filiados para qq tipo de intervenção jurídica no sentido de reparar danos ao direito autoral".

Anônimo disse...

Tendencioso sim. Mesmo que involuntário ou por 'esquecimento'. Quando vc informa uma 'suposta' sabotagem é preciso ouvir outros lados ou mesmo aprofundar o assunto para ter uma idéia e saber se a questão tem validade. Era preciso, por exemplo, saber do Sistema Correio qual o míssel foi capaz de acertar o satélite deles? Melhor, pq o Sistema Correio não fala, claramente, com todas as letras, quem são os sabotadores, qual a empresa concorrente fez 'tamanha maldade'? Gostaria muito de saber. Da forma como foi colocado (a crítica não foi pq colocou, mas pq colocou sem aprofundamento), muito parece com fofoca e não notícia jornalística. Fofoca sim, que não precisa ter veracidade, aprofundamento ou outras opiniões. Vc, que tanto gostou do assunto, pq não procurou saber como os 'sabotadores de plantão' fizeram 'sabotaram' a TV Correio? Procou um profissional isento para falar sobre o assunto? É primário o argumento do Correio. E vc, acredito que saiba, que a primeira coisa que um jornalista deve fazer é duvidar 'das coisas prontas'. Não acredito que estamos lidando com assessores, que sabem apenas fazer release. (OBS.: obrigado por ter publicado o primeiro comentário e gostaria que vc também publicasse esse.)

Anônimo disse...

Aos demais comentaristas, vcs como amantes do futebol paraibano são muito bons. Mas, como avaliadores de um trabalho jornalístico ainda têm muito o que apreender.

Lenildo Ferreira disse...

Quero apenas lembrar o seguinte. Para ser viável todo esse aprofundamento que o amigo aponta, e que com certeza seria o ideal, teríamos que dispor de muito mais "ferramentas" que as que estão ao nosso alcance. Esse blog é produzido nos horários de folga do trabalho, não temos com ele qualquer lucro - muito pelo contrário. Por isso mesmo, ele não é um portal de notícias, que pode e deve aprofundar-se nas discussões - e raramente o fazem.

A ideia, ante toda essa realidade, é que apontemos os fatos, publiquemos os acontecimentos, repercutamos as notícias, para que aqueles que acessam nosso blog, jornalistas ou não, possam debatê-los, questioná-los, ponderando as mais distintas possibilidades. Esse é o nosso objetivo.

PS: Seja sempre bem-vindo. Abraços
Lenildo Ferreira

Unknown disse...

Anônimo Acusador,

Vc já investiu um pouco do seu tempo na leitura de outros blogs que não este?

Já passou alguns minutos lendo blogs nacionais como os de Ricardo Noblat ou Fernando Rodrigues? Talvez colunas de grandes jornais, como a do Cláudio Humberto...

Se vc se comporta como um ótimo jornalista, já devia ter entendido como funciona um BLOG. Esta é uma ferramenta completamente democrática e, sobretudo, interativa. Uma versão ainda mais subjetiva das tão bem sucedidas colunas de articulista.

O post inicial da matéria refere-se unicamente a um “comentário do comentarista” (desculpem...) que “denunciou” uma tentativa de sabotagem na transmissão de uma partida. Se vc for um jornalista completo, vai saber que não precisa de um míssil para inviabilizar uma transmissão. Basta um alicate!

Seria ideal que Nildo tivesse investigado mais a fundo? Até teria, mas como seria essa investigação? Talvez você pudesse dizer, porque ligar para a TV Cabo Branco e perguntar se eles fizeram alguma coisa pra prejudicar a Correio seria uma técnica bem portuguesa, com certeza... ...contratar os CSI para tal função, o orçamento do BLOG não permite.

Lembre-se, caro internauta, que BLOGS não são revistas, artigos científicos ou teses acadêmicas e qualquer teórico ou prático do jornalismo pode consubstanciar o que afirmo. Eles servem muito mais para os “ouvi dizer” do que para os “após infindáveis investigações, cheguei à seguinte conclusão indubitável”.

Se vc acha que a sabotagem é impossível neste caso, parabéns, porque eu concordo com vc e acho que foi muito mais uma bravata do Professor União. A TV Correio está naquela fase do oba-oba, em que todo mundo apóia e parabeniza a iniciativa, mas sabemos que ela é a única que pode fazer tais transmissões. As demais emissoras ou não têm condições técnicas e abrangência (Tambaú, O Norte, Borborema) ou não podem simplesmente cortar duas horas de programação para exibir o campeonato local (Cabo Branco e Paraíba).

A Correio está de parabéns e merece os aplausos, mas também não pode ficar com o salto muito alto, se achando “a tesoura que cortou o umbigo de sasha” e criando teorias de conspiração.

Nildo tá certo levantando a questão e devemos sempre agradecê-lo por usar seu tempo livre em nosso benefício. Nosso papel aqui é OPINAR sobre se achamos verossímil ou não tal afirmação. Eu não acho e vc tbm não! Cabe ao acusador o ônus da prova, então até que a TV Correio prove a tentativa, ela será, exatamente como disse Nildo, uma SUPOSIÇÃO.

Abraços

Anônimo disse...

Parabens ao Emerson pela excelente licao educacional, tecnica e profissional ao apaixonado(a) anonimo que sem nenhum argumento criticou o teor do Blog. È incrivel como os focas ainda não sabem distinguir o que é um blog ou um jornal eletronico. A noticia jamais foi trazida como verossimel e nem a denuncia foi direcionada a TV A ou B. Nos cabe refletir sim, a quem interessaria prejudicar o SUCESSO do futebol paraibano,,,, Se o advento das transmissoes não estivesse incomodando tanto, pessoinhas como essa anonima,nao se importariam em fazer comentarios insanos como esse contra nosso amigo lenildo. PARABENS A VC TAMBEM LENILDO, NAO SÓ PELA IMPARCIALIDADE COMO TB PELA CORAGEM(acima de tudo) DE DIVULGAR AS SUSPEITAS DE ATITUDES NEFASTAS COMO ESSA SABOTAGEM. Coragem de enfrentar os poderosos,arrogantes e arcaicos dinossauros da comunicacao!!!!

Anônimo disse...

Emerson, alicate é um pouco demais. Mas, adorei seu comentário. Dei boas gargalhadas.

Luciano, você não gosta de acentuar as palavras? Isso faz parte da 'linguagem de blog' que é totalmente descompromissada?

É engraçado. Na hora de criticar e cobrar as coisas o blog é encarado como 'coisa séria'. Quando é criticado, torna-se uma diversão.

Ia esquecendo... Emerson, leio alguns 'trabalhos' que você citou e outros não lembrados. Não estou aqui para provar nada, simplesmente pq não preciso, nem vocês me motivam. Apenas usei o espaço democrático (que está de parabéns) para dar uma opinião contrária aquela que vinha sendo colocada. Não costumo acreditar em fadas ou coisas do gênero. Sou mais cético, bem longe do estilo "Maria vai com as outras" que tem por aqui.

Anônimo disse...

Só para lembrar Emerson, Luciano e o próprio Lenildo:

"Canal para uma discussão franca, ampla e profunda sobre o Jornalismo na Paraíba, através de notícias, reportagens, crônicas, artigos, enquetes e entrevistas."

Outro detalhe Emerson, vc aconselhou ligar apenas para a Cabo Branco. Não deveria fazer a mesma pergunta para as demais ou vc já sabem quem é o sabotador? (caso essa hipótese fosse mantida) De qualquer forma, fico feliz que vc concorde em um ponto: União meteu os pés pelas mãos (num Português bem claro e objetivo, sem frescura).

Lenildo Ferreira disse...

Observação ao comentário acima

Conforme o trecho de nossa descrição citado, esse espaço tem, de fato, estado aberto para todas as opiniões - sendo coibidos apenas os excessos, que, felizmente, são raros. O que acontece é que, por ser um canal de debate, aqueles que acessam e tecem comentários invariavelmente concordam ou discordam de outras opiniões, mas tudo - esperamos - dentro de um clima de respeito mútuo, na busca de todos por contribuir, de alguma maneira, para o bem do nosso Jornalismo paraibano.

Um grande abraço
LeNildo Ferreira

Anônimo disse...

Caro Luciano, você mesmo quer mudar as regras do Blog, ao meu ver o seu comentário sugere que todos os visitantes precisam concordar com o que foi escrito. Não se trata de incomodar, nem de insanidade, se trata de opinião diferente como você tem a sua...a questão discutida não afirma que a notícia vinculada a este blog tenha sido verdadeira, porém como você mesmo falou, quando se trata de denúncia tem que haver apuração dos fatos. Sem fatos não existem os argumentos. Sem fatos reais os argumentos se transformam em fofoca.

Anônimo disse...

Pessoa antenada eh!!! rsrsrsrs
Desculpa, mas tah mto antenada nem hen garota. Quem tem que apurar fatos criminosos nao é jornalista nem muito menos dono de blog, amiga. Num sei se vc ainda é foca, mas com todo respeito>> QUEM APURA CRIMES É A POLICIA...Jornalistas noticiam, opinam e até investigam as informacoes. SÓ AS INFORMACOES...OS CRIMES FICAM PARA OS INQUERITOS POLICIAIS QUE VAO PARAR NO MIN. PUBLICO.
Ah ah ah ah. Acho que alguem vestiu a carapuça da sabotagem,hein,,,

Anônimo disse...

Caro Luciano, me aproveitando da sua sabedoria e descoberta sobre quem apura crime ou não, percebi que você é muito esperto mas muito ruim de interpretação, hora nenhuma falei que o jornalista ou dono de blog teria que ele mesmo investigar. A apuração a que me referi evita certas barrigas que aparecem por ai...um bom jornalista, comprometido realmente com o seu trabalho antes de mais nada tem que saber muito bem o que noticia se não vai colocar na primeira página "bunda de zé" quando na verdade era a Praça da Sé. Obrigada por ter contribuido para o meu conhecimento "grande mestre".

Anônimo disse...

a população de uirauna querem o sinal da tv paraqiba e tv tambeu aqui só pega osinal da tv correio gostaria do pessoal do blog se algum plano das duas emissoras colocar o sinal aqui em uirauna aguardo resposta no blog obrigado

Anônimo disse...

a população de uirauna querem o sinal da tv paraiba e tv tambau aqui só pega osinal da tv correio gostaria do pessoal do blog se algum plano das duas emissoras colocar o sinal aqui em uirauna aguardo resposta no blog obrigado